A arteterapia no atendimento psicológico: revisão sistemática

Autores

  • Alexandre Pinto Bueno Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Cesar Bridi Filho Faculdade Integrada de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.37777/2807

Resumo

A arteterapia é um método possível de atuação em saúde mental? Através da utilização da arte, é apresentado como um método, porém o caráter terapêutico necessita de um profissional da área da saúde para sua aplicação através de técnicas próprias. Neste estudo, buscou-se conseguir apontar como a arteterapia pode contribuir na redução de sintomas de pacientes em tratamento psicológico. Para a elaboração deste estudo foi realizada uma Revisão Sistemática sobre o tema e como resultado, foram verificadas diversas formas de utilização da arte, sendo destacada a sua maior utilização no contexto hospitalar, verificando-se a presença de modificabilidade na expressão sintomática dos pacientes através da utilização das técnicas da arteterapia. Sendo um dos instrumentos que o terapeuta tem em seu auxílio, permite o acesso a materiais inconscientes que causam sofrimento ao paciente, proporcionando uma diminuição dos sintomas apresentados. Através do conhecimento de si, é proporcionado que o usuário consiga entender melhor seus sentimentos e a sua forma de agir frente as adversidades.

Biografia do Autor

Alexandre Pinto Bueno, Faculdade Integrada de Santa Maria

Psicólogo Clínico, graduado pela FISMA. Diagramador (Regresso) da revista Boletim OIlhares PSI da Clínica Escola da FISMA.

Cesar Bridi Filho, Faculdade Integrada de Santa Maria

Psicólogo, Especialista em sexualidade humana, Mestre em educação, docente da FISMA

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Bueno, A. P., & Filho, C. B. (2019). A arteterapia no atendimento psicológico: revisão sistemática. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(2), 421–438. https://doi.org/10.37777/2807

Edição

Seção

Artigos