Ações educativas de ensino de primeiros socorros para escolares
DOI:
https://doi.org/10.37777/2707Resumo
Objetivou-se com esse estudo ensinar primeiros socorros para escolares, como uma forma de salvar vidas e minimizar agravos. Foi realizada uma pesquisa-ação, em que participaram 22 escolares com idade entre 11 a 13 anos, que cursavam o 6º ano do ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2017. Inicialmente foi realizado diagnóstico situacional e aplicado um pré-teste sobre o conhecimento dos escolares referente às situações de risco de saúde e que exigissem primeiros socorros. Após, foram realizadas as oficinas de primeiros socorros com cuidados realizados frente às convulsões, hemorragias/sangramentos, parada cardiorrespiratória, quedas e engasgo. Seguindo, os escolares avaliaram a ação realizada. Os resultados apresentados nas respostas do questionário foram analisados por dados estatísticos. Dos depoimentos manifestados na avaliação emergiram duas categorias: Ajudar as pessoas e salvar vidas; Saber o que fazer e ter conhecimento. Conclui-se que a importância de ensinar os primeiros socorros para escolares se deve principalmente pelo fato de que normalmente estes estão em casa quando ocorrem situações de emergência.Downloads
Como Citar
Santos, D. R. dos, Ilha, S., Costenaro, R. G. S., Antunes, B. S., & Fragoso, G. (2019). Ações educativas de ensino de primeiros socorros para escolares. Disciplinarum Scientia | Saúde, 19(3), 501–513. https://doi.org/10.37777/2707
Edição
Seção
Artigos