A educação como campo de prevenção para saúde mental infantil

Autores

  • Maryana Marinho Universidade Franciscana
  • Bruna Rodrigues Maziero Universidades Franciscana
  • Juliana Otarão Segatto

DOI:

https://doi.org/10.37777/2687

Resumo

A educação é entrelaçada ao processo de constituição subjetiva, assim como, quando a criança apresenta problemas no desenvolvimento. Logo, abre-se um diálogo importante quanto à educação, saúde mental infantil, e nesta perspectiva, a prevenção na primeira infância aparece como possibilidade. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de professores de escolas municipais em relação à saúde mental infantil. Utilizou-se o método exploratório descritivo e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados em duas escolas localizadas em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Ter realizado mais encaminhamentos para o Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem) foi critério de escolha das escolas. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário semi-estruturado e para análise dos dados utilizou-se o método de análise do conteúdo, o qual evidenciou duas categorias: Identificação da demanda em saúde mental; e A criança como “troféu” da família e a dificuldade dos professores intervirem nesse ideal social. Evidenciou-se, assim, a percepção dos professores frente à saúde mental infantil, de forma que esses compõem parte importante da rede de cuidados em saúde mental na infância. Portanto, concluiu-se que é necessário que a escola para além do pedagógico, reconheça-se como dispositivo responsável pela formação de sujeitos, sendo também um lugar de subjetivação desse.

Biografia do Autor

Maryana Marinho, Universidade Franciscana

Terapeuta Ocupacional Residente do Programa de Residência Multiprofissional

Bruna Rodrigues Maziero, Universidades Franciscana

Área de Ciências da Saúde - Curso de Terapia Ocupacional

Juliana Otarão Segatto

Mestre em Psicologia com ênfase em saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

Marinho, M., Maziero, B. R., & Segatto, J. O. (2019). A educação como campo de prevenção para saúde mental infantil. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(2), 305–320. https://doi.org/10.37777/2687

Edição

Seção

Artigos