A educação como campo de prevenção para saúde mental infantil
DOI:
https://doi.org/10.37777/2687Resumo
A educação é entrelaçada ao processo de constituição subjetiva, assim como, quando a criança apresenta problemas no desenvolvimento. Logo, abre-se um diálogo importante quanto à educação, saúde mental infantil, e nesta perspectiva, a prevenção na primeira infância aparece como possibilidade. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de professores de escolas municipais em relação à saúde mental infantil. Utilizou-se o método exploratório descritivo e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados em duas escolas localizadas em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Ter realizado mais encaminhamentos para o Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem) foi critério de escolha das escolas. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário semi-estruturado e para análise dos dados utilizou-se o método de análise do conteúdo, o qual evidenciou duas categorias: Identificação da demanda em saúde mental; e A criança como “troféu” da família e a dificuldade dos professores intervirem nesse ideal social. Evidenciou-se, assim, a percepção dos professores frente à saúde mental infantil, de forma que esses compõem parte importante da rede de cuidados em saúde mental na infância. Portanto, concluiu-se que é necessário que a escola para além do pedagógico, reconheça-se como dispositivo responsável pela formação de sujeitos, sendo também um lugar de subjetivação desse.Downloads
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