Reflexões acadêmicas sobre o processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Enfermagem

Camila Milene Soares Bernardi, Josiane Gripa Lançanova, Letícia Martins Machado

Resumo


Reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Enfermagem, mediante Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as experiências de acadêmicos desta Instituição. Trata-se de um estudo reflexivo, retrospectivo e descritivo. O mesmo foi desenvolvido por seis acadêmicos concluintes do curso de graduação em Enfermagem no período de abril a junho do ano de 2018 por meio de encontros semanais. Os encontros ocorreram em uma Universidade localizada na Região Centro-Oeste do estado do Rio Grande do Sul. A reflexão foi relacionada às vivências dos acadêmicos durante o percurso no curso de graduação, contextualizada com estudos já publicados. A formação acadêmica em enfermagem da realidade estudada é composta por semestres inter-relacionados e ocorre em um período mínimo de cinco anos. Frente a isso, foram discutidas as vivências de acordo com as disciplinas que se destacaram nos relatos do grupo de acadêmicos. Com ênfase em disciplinas teóricas e práticas específicas da enfermagem, bem como disciplinas relacionadas à comunicação, relacionamento interpessoal e liderança do enfermeiro. Conclui-se que o estudo possibilitou reflexões e conhecimento científico sobre o contexto educacional em Enfermagem, bem como identificaram-se lacunas de aprendizagem e possibilidades para suprir as necessidades encontradas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.