Terapia cognitivo-comportamental para casais diante das distorções cognitivas

Autores

  • Cristiany Beatriz da Silva Gameiro Curso de Especialização em Terapia cognitivo-comportamental - Cognitivo
  • Andriza Saraiva Corrêa Faculdade Integrada de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.37777/2630

Resumo

Este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão narrativa da literatura para compreender como as distorções cognitivas podem interferir no relacionamento de casais que enfrentam dificuldades, bem como a importância da TCC para casais. O estudo foi desenvolvido através de publicações encontradas nas bases de dados SciELO e LILACS, por meio de descritores como terapia cognitivo-comportamental com casais, relacionamento conjugal, crenças e distorções cognitivas, habilidades sociais conjugais e temas relacionados. Os resultados mostraram que as intervenções de terapia cognitivo-comportamental para casais têm uma contribuição eficaz no relacionamento conjugal, contudo, é necessária a ampliação desses estudos com a finalidade de ressignificar essas distorções que gerenciam emoções disfuncionais e contribuem para dificuldade das habilidades de comunicação. É possível concluir que o manejo das intervenções de forma adequada contribui assertivamente para um estado de bem-estar e qualidade de vida no relacionamento conjugal.

Biografia do Autor

Cristiany Beatriz da Silva Gameiro, Curso de Especialização em Terapia cognitivo-comportamental - Cognitivo

Psicóloga clínica, especialista em Terapia cognitivo-comportamental

Andriza Saraiva Corrêa, Faculdade Integrada de Santa Maria

Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Especialista em Terapia cognitivo-comportamental. Docente do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria. Docente do curso de pós-graduação em Terapia cognitivo-comportamental do Cognitivo.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Gameiro, C. B. da S., & Corrêa, A. S. (2019). Terapia cognitivo-comportamental para casais diante das distorções cognitivas. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(1), 217–228. https://doi.org/10.37777/2630

Edição

Seção

Artigos