Depressão em estudantes universitários: fatores de risco e protetivos e sua relação nesse contexto

Autores

  • Michele Alves Brondani Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Marianna Didonet Hollerbach Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Greice Poloniato Silva Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Eliane Rodrigues Pinto Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Andriza Saraiva Corrêa Faculdade Integrada de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.37777/2629

Resumo

O presente estudo propõe como objetivo investigar quais fatores estariam relacionados ao desenvolvimento de transtornos depressivos em estudantes universitários, considerando-se, também, os fatores protetivos na prevenção da patologia, relacionando a depressão e o contexto universitário. Essa temática surge em razão da preocupação em relação ao ambiente universitário que promove o conhecimento científico, mas que, também, expõe o estudante a riscos que podem prejudicar a sua saúde mental, abrindo espaço para que patologias se desenvolvam, como a depressão que, atualmente, tem se apresentado em grandes proporções neste universo. Para o presente estudo, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, utilizando-se a análise de conteúdo, permitindo, assim, selecionar e organizar a pesquisa em três categorias: 1) definições do transtorno depressivo, 2) fatores de risco e fatores protetivos nos casos de depressão em universitários e 3) relação entre depressão e estudantes universitários. Os principais resultados encontrados sugerem que o ambiente universitário exige do estudante muitas habilidades interpessoais e acadêmicas que podem aumentar a ocorrência de problemas de saúde mental já existentes ou suscitarem novos casos. Por vezes, essas situações podem se apresentar tão extremas que os acadêmicos podem desenvolver transtornos psicológicos diante das inúmeras dificuldades que surgem, como no caso a depressão. Dessa forma, há que se considerar uma multiplicidade de fatores que expõem os estudantes ao desenvolvimento deste transtorno, que vão desde fatores genéticos como uma personalidade introvertida e pertencer ao gênero feminino, como estressores ambientais, que envolvem competições no meio acadêmico e experiências de fracasso na vida.

Biografia do Autor

Michele Alves Brondani, Faculdade Integrada de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria.

Marianna Didonet Hollerbach, Faculdade Integrada de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria

Greice Poloniato Silva, Faculdade Integrada de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria

Eliane Rodrigues Pinto, Faculdade Integrada de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria

Andriza Saraiva Corrêa, Faculdade Integrada de Santa Maria

Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Especialista em Terapia cognitivo-comportamental. Docente do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria. Docente do curso de pós-graduação em Terapia cognitivo-comportamental do Cognitivo.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Brondani, M. A., Hollerbach, M. D., Silva, G. P., Pinto, E. R., & Corrêa, A. S. (2019). Depressão em estudantes universitários: fatores de risco e protetivos e sua relação nesse contexto. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(1), 137–149. https://doi.org/10.37777/2629

Edição

Seção

Artigos