Depressão em estudantes universitários: fatores de risco e protetivos e sua relação nesse contexto

Michele Alves Brondani, Marianna Didonet Hollerbach, Greice Poloniato Silva, Eliane Rodrigues Pinto, Andriza Saraiva Corrêa

Resumo


O presente estudo propõe como objetivo investigar quais fatores estariam relacionados ao desenvolvimento de transtornos depressivos em estudantes universitários, considerando-se, também, os fatores protetivos na prevenção da patologia, relacionando a depressão e o contexto universitário. Essa temática surge em razão da preocupação em relação ao ambiente universitário que promove o conhecimento científico, mas que, também, expõe o estudante a riscos que podem prejudicar a sua saúde mental, abrindo espaço para que patologias se desenvolvam, como a depressão que, atualmente, tem se apresentado em grandes proporções neste universo. Para o presente estudo, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, utilizando-se a análise de conteúdo, permitindo, assim, selecionar e organizar a pesquisa em três categorias: 1) definições do transtorno depressivo, 2) fatores de risco e fatores protetivos nos casos de depressão em universitários e 3) relação entre depressão e estudantes universitários. Os principais resultados encontrados sugerem que o ambiente universitário exige do estudante muitas habilidades interpessoais e acadêmicas que podem aumentar a ocorrência de problemas de saúde mental já existentes ou suscitarem novos casos. Por vezes, essas situações podem se apresentar tão extremas que os acadêmicos podem desenvolver transtornos psicológicos diante das inúmeras dificuldades que surgem, como no caso a depressão. Dessa forma, há que se considerar uma multiplicidade de fatores que expõem os estudantes ao desenvolvimento deste transtorno, que vão desde fatores genéticos como uma personalidade introvertida e pertencer ao gênero feminino, como estressores ambientais, que envolvem competições no meio acadêmico e experiências de fracasso na vida.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.