Transtorno de personalidade borderline e assistência de enfermagem na emergência psiquiátrica

Autores

  • Ariane Alves Pollis Acadêmica do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Ingrid Iohn de Oliveira Acadêmica do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Cláudia Ribeiro de Vasconcelos Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.
  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.37777/2539

Resumo

O Transtorno de Personalidade Borderline não é simplesmente um tipo isolado de transtorno da mente, e sim uma patologia de grande complexidade de definição, diagnóstico e tratamento, que acomete milhões de pessoas em todo o mundo no século XXI. O presente artigo objetiva-se descrever sobre o transtorno de personalidade borderline e sobre a assistência de enfermagem na emergência psiquiátrica. Para tal, este estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho narrativo apoiada em livros, artigos e sites da American Psychiatric Association e da Organização Mundial de Saúde. Portanto, distante de outros transtornos que possuem uma definição e linha específica a ser seguida, foi possível destacar que por possuir diversas comorbidades associadas em todo o seu curso de desenvolvimento, o borderline exige que os profissionais de enfermagem, principalmente os alocados na área de urgência/emergência e psiquiatria, estejam devidamente preparados e abertos para lidar com os indivíduos afetados com a problemática, em especial nos casos de tentativas de suicídio. Com o aprofundamento dos estudos sobre o transtorno de personalidade borderline, foi possível demonstrar como ocorreu sua caracterização e desassociação da esquizofrenia e outras doenças mentais já conhecidas há mais tempo, assim como foi demonstrado as diferentes formas evolutivas de diagnosticar o transtorno, utilizando de métodos próximos da realidade psicossocial atual.

Biografia do Autor

Ariane Alves Pollis, Acadêmica do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmica do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Ingrid Iohn de Oliveira, Acadêmica do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Aluna de enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi CEAP.

Cláudia Ribeiro de Vasconcelos, Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.

Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Pollis, A. A., Oliveira, I. I. de, Vasconcelos, C. R. de, & Ferreira, W. F. da S. (2019). Transtorno de personalidade borderline e assistência de enfermagem na emergência psiquiátrica. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(1), 15–36. https://doi.org/10.37777/2539

Edição

Seção

Artigos