A bioética no cotidiano hospitalar e o desenvolvimento dos cuidados paliativos pela equipe de enfermagem

Cleizi Rigol Furtado, Maria Helena Gehlen, Jeferson Ventura, Saul Ferraz de Paula, Adriana Dall’asta Pereira, Carla Lizandra Ferreira, Claus Dieter Stobaus

Resumo


Objetiva-se identificar, na literatura nacional e internacional, as publicações sobre os dilemas bioéticos vivenciados pela equipe de enfermagem ao indivíduo com cuidados paliativos no cotidiano da hospitalização em oncologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa com característica descritiva na abordagem qualitativa realizada de março a julho de 2016. Para realizar análise e discussão dos dados deste estudo, foi utilizada uma amostra de oito artigos. Como resultado, obteve-se um total de oito artigos relacionados à temática em questão, que embasou a discussão. Conclui-se que, ao identificar os dilemas bioéticos vivenciados pela equipe de enfermagem ao indivíduo com cuidados paliativos no cotidiano da hospitalização em oncologia, percebeu-se que a qualificação profissional proporciona a tomada de decisão junto e com a família, equipe de saúde e individuo com câncer.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.