Vivências de mulheres que se tornam mães no contexto acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.37777/2501Resumo
Objetivou-se refletir sobre as vivências de mulheres que se tornam mães no contexto acadêmico. Estudo teórico-reflexivo, construído com base na leitura crítica. Incluiu, primeiramente, o levantamento bibliográfico, por meio do qual se realizou uma pesquisa exploratória de documentos em formato eletrônico presentes em artigos científicos, livros, teses e dissertações encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Eletronic Library Online (Scielo), na base de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Foram incluídos artigos completos disponíveis on line, acerca da temática relacionada aos desafios da conciliação da vida acadêmica e a maternidade. Utilizou-se os descritores em ciências da saúde: “maternidade”, “vida acadêmica” and “trabalho”, na língua portuguesa. As palavras-chaves utilizadas foram: “maternidade” and “vida acadêmica” and “trabalho”, na língua portuguesa. Foi delimitado um recorte temporal para a busca com a utilização de artigos publicados nos últimos dez anos, visando selecionar um contingente maior de estudos devido ao número reduzido de publicações mais recentes. Foram utilizadas para discussões outras fontes de informação, como livros, manuais, leis federais, teses e dissertações. Os estudos apontam para a possibilidade do empoderamento da mulher frente à maternidade em conciliação com a vida acadêmica, bem como a proposta de inserção de práticas que facilitem este cotidiano dicotômico atual. Conclui-se a necessidade de discutir acerca dessa realidade de ser mãe no contexto acadêmico, bem como a preocupação com as tentativas de facilitar esta experiência a partir de políticas públicas e institucionais.