Associação da doença periodontal e doença de Alzheimer

Felipe Sensever, Graciela Schneider Vitalis, Pâmela Gutheil Diesel, Bianca Zimmermann dos Santos, Patrícia Pasquali Dotto

Resumo


A doença de Alzheimer (DA) é a patologia neurodegenerativa mais frequentemente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação. A inflamação desempenha papel significativo na patogênese da DA e, como tal, processos capazes de aumentar o estado inflamatório do cérebro podem contribuir para a progressão da demência. A doença periodontal (DP) é uma doença crônica e infecciosa na qual ocorrem anos de exposição bacteriana e inflamação local e sistêmica. Embora nenhuma evidência direta associe DP a DA, alguns estudos sugerem essa possibilidade. Neste contexto, o objetivo foi elucidar a ligação entre DA e DP, mostrando a fisiopatologia e as possíveis implicações da associação. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura. As bases de dados utilizadas foram LILACS e MEDLINE. Foi realizada a inclusão dos artigos relacionados ao tema no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2017. Foram encontradas 220 publicações, sendo 40 incluídas para leitura na íntegra. É visto que a DP se torna comum em idosos e mais frequentemente naqueles que possuem DA, devido a uma capacidade reduzida de cuidar da higiene bucal à medida que a doença progride. Está bem estabelecido que a DA contribui para a deterioração da saúde bucal, enquanto outros estudos sugerem que as doenças bucais contribuem para a DA. Ainda não existem estudos conclusivos que provem a associação bidirecional entre essas duas doenças, sendo mesmo possível que elas coexistam simultaneamente e que cada doença contribua para a patogênese da outra.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.