(Re)organização familiar de pessoas idosas com a doença de Alzheimer na perspectiva da complexidade

Andressa de Godoy Cassol, Patrine Paz Soares, Andressa Amaral da Silva, Francielle Alessandra Menegaes Fuzer, Anaelli Castanho Ribeiro, Silomar Ilha, Claudia Zamberlan

Resumo


Objetivou-se compreender a (re)organização familiar de pessoas idosas com a doença de Alzheimer na perspectiva da complexidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com seis familiares cuidadores de pessoas idosas com a doença de Alzheimer participantes de um grupo de apoio, desenvolvido na cidade de Santa Maria/Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados coletados entre julho e agosto de 2013, por meio da técnica de Grupo Focal, foram submetidos à análise Focal Estratégica, da qual resultaram as categorias: Desordem familiar gerada pela não aceitação da doença; Ordem familiar a partir de novos papéis assumidos; (Re)organização familiar por meio de estratégias protetoras. Os familiares de pessoas idosas com a doença de Alzheimer estão constantemente expostos a todo o tipo de desordem natural à doença, a qual implica um constante (re)organizar-se, tanto no âmbito pessoal, quanto familiar. Este estudo apresenta contribuições para a área da saúde, uma vez que, a partir da compreensão dos fenômenos de ordem, desordem e (re)organização vivenciados pelos familiares, ampliam-se as possibilidades interativas e, dessa forma, favorece que os profissionais auxiliem os familiares cuidadores a visualizarem o processo como propulsor de uma nova ordem, proporcionando-lhes oportunidades de novos aprendizados pessoais e coletivos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.