Grupo de apoio aos familiares/cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer

Taciane Gabriela Jeske, Tereza Cristina Blasi, Nadiesca Taisa Filippin, Felipe Schroeder de Oliveira, Silomar Ilha, Cláudia Zamberlan, Jane Beatriz Limberger, Patrícia Pasquali Dotto

Resumo


Objetivou-se relatar o histórico e a dinâmica de trabalho do grupo Assistência Multidisciplinar Integral aos cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer (AMICA), no apoio ao familiar/cuidador e à pessoa idosa com essa doença. Trata-se de um Estudo descritivo, do tipo relato de experiência da vivência de um grupo de docentes e discentes dos cursos da área da Saúde e Humanas do Centro Universitário Franciscano, no projeto de extensão AMICA. A vivência no referido projeto permitiu o relato do histórico do grupo e da sua dinâmica de trabalho, no apoio ao familiar/cuidador e à pessoa idosa com a doença de Alzheimer. A formação de um grupo de apoio é fundamental no auxílio e oferta de um suporte necessário para pessoas que enfrentam problemas semelhantes, relacionados aos cuidados prolongados em pacientes com doenças crônicas, especificamente a doença de Alzheimer. Relatar o seu histórico, bem como a dinâmica de trabalho poderá contribuir para estimular outros pesquisadores no desenvolvimento de metodologia semelhante de trabalho, com vista à consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão em diferentes realidades.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.