Habilidade e desempenho em cadeira de rodas afetam a qualidade de vida de pessoas com deficiência

Aline Freitas Gomes, Maria Luiza Bamberg, Renata Bouchacourt Machado, Sheila Spohr Nedel, Nadiesca Taisa Filippin, Juliana Saibt Martins

Resumo


A dificuldade para se locomover leva à necessidade de utilização de tecnologias assistivas, como a cadeira de rodas (CR), a qual promove maior liberdade e independência, o que repercute na qualidade de vida (QV) dos usuários. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre as habilidades motoras dos usuários na CR com sua percepção de QV. Trata-se de um estudo com delineamento exploratório-descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi obtida por conveniência e constituiu-se de 25 usuários cadeirantes, com idade entre 20 e 76 anos, sendo 15 homens e 10 mulheres. Coletaram-se os dados pessoais, sócio demográficos, perfil domiciliar, dados escolares e culturais. A seguir, os participantes responderam ao questionário de avaliação de qualidade de vida SF-36 e o Wheelchair Skills Test Questionnaire (WST-Q versão 4.2). A capacidade em CR correlacionou-se positivamente com a capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, vitalidade e limitação por aspectos emocionais. O desempenho em CR, por sua vez, correlacionou-se positivamente com capacidade funcional, vitalidade e limitação por aspectos emocionais. Os resultados mostram que a capacidade e o desempenho em CR influenciaram na percepção de QV dos participantes do estudo. No entanto, outros aspectos, como o apoio da família, o acesso a ambientes públicos e a integração social podem influenciar diretamente na QV dessas pessoas. Os dados obtidos reforçam a necessidade e importância de atenção multiprofissional ao desenvolvimento das habilidades dos usuários na CR.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.