A formação de recursos humanos para a educação em saúde bucal - uma revisão narrativa da literatura

Autores

  • Cristiana Pereira Malta
  • Ana Lúcia Freitas Saccol
  • Juliana Silveira Colomé
  • Letícia Westphalen Bento

DOI:

https://doi.org/10.37777/2362

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a formação dos profissionais da educação superior e da educação básica para atuarem como educadores em saúde bucal dentro de um contexto educativo-preventivo. Para tanto, foi feita uma busca nas bases de dados BVS e SciELO de artigos publicados nos últimos 20 anos utilizando descritores relativos ao assunto.  Após a análise dos estudos, verificou-se que muitos enfatizam a importância do equilíbrio na formação de profissionais cirurgiões-dentistas entre conhecimentos a respeito de medidas de prevenção e técnicas de tratamento desde o curso de graduação. Assim sendo, a formação desses profissionais se aproximaria mais das necessidades do sistema de saúde do país.  Dentro desse contexto, de ênfase para a prevenção, a colaboração entre profissionais da odontologia e da educação básica os capacitaria para atuarem como agentes multiplicadores de saúde bucal junto à comunidade escolar.

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Como Citar

Malta, C. P., Saccol, A. L. F., Colomé, J. S., & Bento, L. W. (2018). A formação de recursos humanos para a educação em saúde bucal - uma revisão narrativa da literatura. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(2), 389–398. https://doi.org/10.37777/2362

Edição

Seção

Artigos