Unidade de pronto atendimento como extensão do cuidado das unidades de saúde da atenção básica: relato de experiência

Elisa Rucks Megier, Adriana Dall’Asta Pereira, Carla Lizandra de Lima Ferreira, Juliano Ribas dos Santos, Marcia Regina Winch

Resumo


No presente trabalho, teve-se como objetivo descrever as vivências acadêmicas em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, de vivências acadêmicas em uma Unidade de Pronto Atendimento, localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Destacam-se como vivências em uma Unidade de Pronto Atendimento conhecer a estrutura física e o dimensionamento humano, a procura de atendimentos demonstrou sazonalidade em determinadas patologias e que a Unidade em questão se torna uma extensão das atividades da Atenção Básica. Conclui-se que a maioria da população não percebe essa Unidade como um serviço de atendimento de urgência e emergência. Destaca-se a necessidade de fortalecer a Rede de Atenção Básica e a de Média complexidade como possibilidade de garantir a continuidade do cuidado, assim como otimizar espaços no Serviço para sensibilizar o usuário.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.