Contribuições e desafios das práticas de enfermagem em saúde coletiva

Andressa Amaral da Silva, Andressa de Godoy Cassol, Anaelli Castanho Ribeiro, Francielle Alessandra Menegaes Fuzer, Adriana Dall’Asta Pereira, Maria Helena Gehlen

Resumo


O campo da saúde coletiva é muito importante no processo curricular dos cursos de graduação em saúde para a formação dos profissionais. Desse modo, a formação acadêmica visa capacitar o aluno para o enfrentamento das diversas mudanças na sua carreira. Neste trabalho, objetivou-se relatar os desafios e contribuições durante as práticas de enfermagem de saúde coletiva. Trata-se de um relato de experiência de discentes, do sétimo semestre do curso de enfermagem, transcorrido na disciplina de saúde coletiva, em uma cidade localizada na região central do Rio Grande do Sul, no período de março a julho de 2017. Durante as práticas, foi possível vislumbrar os desafios e potencialidades para a formação acadêmica, além de perceber a importância das atividades voltadas à comunidade. O trabalho multidisciplinar teve como contribuições o acolhimento pelas equipes, o vínculo e a humanização com os usuários, a orientação e o trabalho voltados para a comunidade.  Portanto, a aproximação do contexto da saúde coletiva desvelou uma visão mais real das práticas de enfermagem e acrescentou conhecimentos técnicos-científicos para a formação profissional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.