Uso do portfólio como metodologia ativa no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil

Autores

  • Carine Ribeiro Baldicera
  • Janine Vasconcelos
  • Angelina Holderbaum da Cruz
  • Kamila Cristiane Delago Rojai
  • Roselaine dos Santos Félix
  • Renata Saraiva Guedes
  • Patrícia Pasquali Dotto

DOI:

https://doi.org/10.37777/2262

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar sobre o uso de portfólio no ensino superior como uma alternativa de avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A atividade ocorreu na disciplina optativa “Vigilância, prevenção de riscos e agravos à saúde materno infantil” do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, durante o segundo semestre de 2016. A etapa inicial contemplou a proposta de inovação, a intermediária correspondeu à construção do portfólio como estratégia de ensino-aprendizagem e a última referiu-se à avaliação da disciplina. Os resultados possibilitaram organizar três categorias: percepções dos discentes; estímulo às atividades curriculares e extracurriculares e portfólio no processo de ensino-aprendizagem da pós-graduação. A experiência foi positiva e enriquecedora, oportunizando o desenvolvimento de habilidades inerentes ao exercício profissional como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico-reflexivo. Alguns entraves precisam ser vencidos e incluem a mudança da concepção de avaliação como quantificação, que permeia o pensamento de alunos e professores, a inserção da metodologia ativa, a exemplo o portfólio, em outras disciplinas que possam compartilhar desta prática, abstraindo o modelo tradicional.

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Como Citar

Baldicera, C. R., Vasconcelos, J., Cruz, A. H. da, Rojai, K. C. D., Félix, R. dos S., Guedes, R. S., & Dotto, P. P. (2018). Uso do portfólio como metodologia ativa no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(1), 197–206. https://doi.org/10.37777/2262

Edição

Seção

Artigos