Uso do portfólio como metodologia ativa no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil
DOI:
https://doi.org/10.37777/2262Resumen
O objetivo deste trabalho foi relatar sobre o uso de portfólio no ensino superior como uma alternativa de avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A atividade ocorreu na disciplina optativa “Vigilância, prevenção de riscos e agravos à saúde materno infantil” do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, durante o segundo semestre de 2016. A etapa inicial contemplou a proposta de inovação, a intermediária correspondeu à construção do portfólio como estratégia de ensino-aprendizagem e a última referiu-se à avaliação da disciplina. Os resultados possibilitaram organizar três categorias: percepções dos discentes; estímulo às atividades curriculares e extracurriculares e portfólio no processo de ensino-aprendizagem da pós-graduação. A experiência foi positiva e enriquecedora, oportunizando o desenvolvimento de habilidades inerentes ao exercício profissional como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico-reflexivo. Alguns entraves precisam ser vencidos e incluem a mudança da concepção de avaliação como quantificação, que permeia o pensamento de alunos e professores, a inserção da metodologia ativa, a exemplo o portfólio, em outras disciplinas que possam compartilhar desta prática, abstraindo o modelo tradicional.Descargas
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