Educação e autonomia na autopromoção da saúde bucal de gestantes

Autores

  • Maiara Berlt
  • Josiane Lieberknecht Wathier Abaid

DOI:

https://doi.org/10.37777/2260

Resumo

A promoção da saúde vem despontando em importância, ao longo da última década, e tem estado relacionada a uma combinação de estratégias, que visa à mútua responsabilização de atores sociais, como o Estado, agentes de distintos setores e a população. No caso da saúde bucal das mulheres gestantes, sujeitas a um aumento no número de lesões de cárie, o comportamento autônomo em autopromoção da saúde pode beneficiar a saúde e o bem-estar da gestante e de sua família. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura não-sistemática sobre as evidências da importância da educação e da autonomia na autopromoção da saúde bucal de mulheres gestantes. Para tanto, foram pesquisados artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo e Pubmed, entre o período de 2005 a 2016. Foram selecionadas publicações sobre o tema, caracterizados por serem revisões estritamente teóricas. Os estudos encontrados mostraram as possibilidades que o comportamento autônomo, em favor da saúde própria, desenvolve em benefício do bem-estar bucal dessas mulheres. Como conclusão, a investigação demonstra que a educação deve ser utilizada como estratégia de saúde, de maneira a possibilitar novas vias para a independência e a autonomia dos indivíduos, em benefício de sua qualidade de vida.

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Como Citar

Berlt, M., & Abaid, J. L. W. (2018). Educação e autonomia na autopromoção da saúde bucal de gestantes. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(1), 169–181. https://doi.org/10.37777/2260

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Artigos