Enfrentamento da internação da criança em UTI-Ped pelo familiar/cuidador

Rogério Pozzatti, Claudia Maria Gabert Diaz, Dirce Stein Backes, Hilda Maria Barbosa de Freitas, Regina Gema Santini Costenaro, Cláudia Zamberlan

Resumo


Objetiva-se identificar as produções científicas desenvolvidas em âmbito nacional e internacional sobre o enfrentamento da internação da criança em UTI-Ped pelo familiar/cuidador. Realizou-se uma revisão integrativa de literatura com a seguinte questão norteadora: Qual o conhecimento científico produzido na literatura nacional e internacional sobre o enfrentamento do familiar/cuidador decorrente da internação de criança em UTI-Ped? Após a leitura criteriosa dos títulos e resumos, foram selecionados dez estudos que contemplaram os critérios de inclusão e que resultaram nas seguintes categorias: Vulnerabilidade do familiar/cuidador; Percepções e aceitação do familiar/cuidador; Rede de Apoio ao familiar/cuidador de crianças internadas em UTI-Ped. Os resultados apontam que a internação da criança na UTI-Ped representa, para a maioria dos familiares/cuidadores, inicialmente desespero e frustação, sentimentos que podem ser superados pela acolhida, pelo apoio e por informações claras e precisas da equipe.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.