Presença do acompanhante durante o nascimento e os desafios dos profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.37777/2252Resumen
No presente estudo objetivou-se averiguar o cumprimento da Lei nº 11.108 de 2005, conhecida como Lei do Acompanhante, em território nacional, com atenção especial às dificuldades enfrentadas pelas equipes de saúde com relação à implementação da referida lei. Para tanto, foi revisada a literatura publicada online entre os anos de 2010 e 2016, em artigos científicos completos, em língua portuguesa e com acesso livre, através da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), com os descritores Parto and Acompanhante e Lei do Acompanhante, sendo analisados 36 artigos. A análise evidenciou o descumprimento da Lei do Acompanhante atribuída ao despreparo e desconhecimento dos acompanhantes sobre os seus direitos, a crença dos profissionais da saúde de que a população com baixa escolaridade e renda pode ser privada dos benefícios da lei, e a falta de preparo dos profissionais da saúde para lidar com a humanização e assistência ao parto. Por fim, nota-se que há a necessidade dos profissionais de saúde em adequar-se às recomendações de humanização e assistência, indo ao encontro da concepção de que cada mulher/parturiente possui sua subjetividade e, com isso, é preciso abordá-la de modo particular e específico, correspondendo aos seus desejos na forma que irá parir seu filho.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






