Conhecimento de gestantes sobre crescimento e desenvolvimento infantil

Autores

  • Fernanda Anversa Bresolin
  • Flávia Menezes
  • Ester Vacaro
  • Nadiesca Filippin

DOI:

https://doi.org/10.37777/2249

Resumo

O desenvolvimento de uma criança, cercado de crenças e mitos, muitas vezes prejudica sua evolução, atrasa marcos motores por falta de estimulação ou até mesmo acelera as condições em que a criança deveria estar exposta mais tardiamente. É inegável que a experiência materna confere conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, porém, esse fato nem sempre é apropriado e vantajoso para as crianças. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi investigar o conhecimento de gestantes sobre crescimento e desenvolvimento motor infantil. A pesquisa foi realizada com 43 gestantes do terceiro trimestre e maiores de 18 anos, por meio de uma ficha de avaliação para coleta de dados pessoais e sociodemográficos e um questionário sobre saúde infantil e desenvolvimento neuropsicomotor. Os dados foram analisados através de análise descritiva. Os resultados obtidos foram: 70% receberam orientações dos profissionais da saúde, 84% desconhecem o significado das linhas de crescimento na caderneta da criança, uma parcela importante das gestantes possui conhecimentos equivocados sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e marcos motores do desenvolvimento infantil. Além disso, não houve diferenças significativas nas respostas quando as participantes foram estratificadas por nível de escolaridade e paridade. Conclui-se que há necessidade de promover orientações às gestantes sobre o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e que esse trabalho deve ser interdisciplinar.

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Como Citar

Bresolin, F. A., Menezes, F., Vacaro, E., & Filippin, N. (2018). Conhecimento de gestantes sobre crescimento e desenvolvimento infantil. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(1), 31–38. https://doi.org/10.37777/2249

Edição

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Artigos