Estudo sobre fatores estressantes no cotidiano de trabalho de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Roberta Bayer Comassetto
  • Bruna Rodrigues Maziero
  • Eliane Caldas Silva
  • Airan Gonçalves Santos

DOI:

https://doi.org/10.37777/2147

Resumo

O estudo tem por desígnio verificar a existência de fatores de estresse nos professores dos anos iniciais de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, situada numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratório-descritiva, desenvolvida nos meses de fevereiro a junho de 2015, participaram da pesquisa 9 professoras, que responderam à um questionário semiestruturado, contendo 10 perguntas que iam ao encontro do objetivo do estudo. Para esse estudo optou-se por incluir na pesquisa professores do ensino fundamental há pelo menos 2 anos, professores efetivos (ter sido aprovado concurso público) e professores residentes na cidade da pesquisa, já como critérios de exclusão utilizou-se tempo de trabalho menor que um ano ou que estavam de licença no período da pesquisa. A análise dos dados ocorreu conforme a técnica de análise de conteúdo, após o tratamento e análise dos dados, evidenciaram-se duas categorias temáticas, que são, trabalho e estresse e trabalho e cotidiano. Através da análise deste estudo, constatou-se que o conjunto de fatores, expresso nas respostas das pesquisadas, evidencia fatores físicos e psicológicos vinculado às singularidades do estresse em suas atividades profissionais. A importância desse trabalho está em contribuir para as constantes discussões que abrangem esse tema, não tendo a intenção de esgotá-lo aqui, e sim suscitar novos estudos no que tange aos fatores causadores de estresse em professores.

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Como Citar

Comassetto, R. B., Maziero, B. R., Silva, E. C., & Santos, A. G. (2017). Estudo sobre fatores estressantes no cotidiano de trabalho de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 17(3), 473–485. https://doi.org/10.37777/2147

Edição

Seção

Artigos