Efeito fisiológico da intenção de cura à distância sobre o crescimento inicial de feijão

Anna Caroline Ribeiro Oliveira, Ana Clara Lopes Rezende, Ana Luisa Ballestero Kanashiro, Isadora Rezende Mendonça, Kátia Cristina Fontana, Claudio Herbert Nina e Silva

Resumo


O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da “intenção de cura à distância” (ICD) sobre o crescimento inicial de feijão (Phaseolus vulgaris). Uma amostra de 220 sementes de feijão foi dividida igualmente nos seguintes grupos: 1) Grupo Experimental (GE), no qual as sementes de feijão foram expostas à técnica de ICD; e 2) Grupo Controle (GC), no qual as sementes não foram expostas à técnica de ICD. A hipótese experimental foi a de que o comprimento médio das radículas das sementes do GE seria significativamente maior do que o comprimento médio das radículas das sementes do GC. Em acordo com a literatura, o comprimento médio das radículas das sementes do GE foi significativamente maior do que o comprimento médio das radículas do GC (Teste de Mann-Whitney, U=19,50, p=0,044673). A ICD teve efeito fisiológico positivo sobre o crescimento inicial de feijão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.