Sofrimento moral no trabalho do enfermeiro docente na perspectiva do indicador global de saúde
DOI:
https://doi.org/10.37777/2112Resumo
Trata-se de uma reflexão teórica elaborada a partir de análises textuais possibilitadas pela disciplina de Trabalho da enfermagem/saúde e contexto socioambiental, no curso de doutorado em enfermagem de uma instituição pública do extremo sul do país. Após apreender o conceito de sofrimento moral e indicador global de saúde, foi possível selecionar artigos posteriores à disciplina e formar um arcabouço teórico em que refletisse sobre o sofrimento moral do enfermeiro docente. O objetivo foi refletir sobre o sofrimento moral no trabalho do enfermeiro docente do ensino superior, na perspectiva do indicador de saúde global. O sofrimento moral ocorre quando o profissional se sente impedido de agir conforme seus conhecimentos, valores ou que considera eticamente correto, havendo uma dissonância cognitivo-emocional, pode ser ocasionado por situações de conflitos no ambiente de trabalho. Assim, o indicador global de saúde avalia de forma criteriosa, sistemas simples dentro de uma estrutura holística, para avaliação geral da saúde de determinado ecossistema, facilitando a compreensão dos fenômenos envolvidos. Portanto, foi possível notar que, a interação entre o ecossistema e o docente forma uma teia de relações que conduzem a uma reação que pode ser de deliberação moral que promove uma ação, de estagnação ou impossibilidade de ação moral que suscita o sofrimento moral em si. Nessa perspectiva, compreender a circularidade existente entre ambiente institucional dos profissionais enfermeiros, as respectivas influencias sociais, culturais e ecológicas possibilitam uma melhor compreensão acerca da vivencia do sofrimento moral no contexto de trabalho e suas repercussões na saúde nos profissionais e populações envolvidas.