Sofrimento moral no trabalho do enfermeiro docente na perspectiva do indicador global de saúde

Autores

  • Aline Marcelino Ramos Universidade Federal do Rio Grande
  • Liliane Alves Pereira Unifra - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria.
  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande- FURG

DOI:

https://doi.org/10.37777/2112

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica elaborada a partir de análises textuais possibilitadas pela disciplina de Trabalho da enfermagem/saúde e contexto socioambiental, no curso de doutorado em enfermagem de uma instituição pública do extremo sul do país. Após apreender o conceito de sofrimento moral e indicador global de saúde, foi possível selecionar artigos posteriores à disciplina e formar um arcabouço teórico em que refletisse sobre o sofrimento moral do enfermeiro docente. O objetivo foi refletir sobre o sofrimento moral no trabalho do enfermeiro docente do ensino superior, na perspectiva do indicador de saúde global. O sofrimento moral ocorre quando o profissional se sente impedido de agir conforme seus conhecimentos, valores ou que considera eticamente correto, havendo uma dissonância cognitivo-emocional, pode ser ocasionado por situações de conflitos no ambiente de trabalho. Assim, o indicador global de saúde avalia de forma criteriosa, sistemas simples dentro de uma estrutura holística, para avaliação geral da saúde de determinado ecossistema, facilitando a compreensão dos fenômenos envolvidos. Portanto, foi possível notar que, a interação entre o ecossistema e o docente forma uma teia de relações que conduzem a uma reação que pode ser de deliberação moral que promove uma ação, de estagnação ou impossibilidade de ação moral que suscita o sofrimento moral em si. Nessa perspectiva, compreender a circularidade existente entre ambiente institucional dos profissionais enfermeiros, as respectivas influencias sociais, culturais e ecológicas possibilitam uma melhor compreensão acerca da vivencia do sofrimento moral no contexto de trabalho e suas repercussões na saúde nos profissionais e populações envolvidas.

Biografia do Autor

Aline Marcelino Ramos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Liliane Alves Pereira, Unifra - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria.

Mestre em Enfermagem. Docente da Unifra - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutor em Enfermagem. Docente da Escola de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Diretor da Escola de Enfermagem da FURG

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4988333912536075

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Ramos, A. M., Pereira, L. A., & Barlem, E. L. D. (2018). Sofrimento moral no trabalho do enfermeiro docente na perspectiva do indicador global de saúde. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(2), 443–455. https://doi.org/10.37777/2112

Edição

Seção

Artigos