Fatores de risco gestacional para o baixo peso ao nascer em puérperas atendidas em um hospital público de Santa Maria - RS

Carin Golke, Marizete Oliveira de Mesquita

Resumo


O objetivo, neste trabalho, foi verificar fatores de risco gestacional para baixo peso ao nascer em um hospital público de Santa Maria, assim como verificar o perfil sociodemográfico, da assistência pré-natal e obstétrica. Estudo piloto, a amostra foi composta por 10 puérperas atendidas em um hospital público de Santa Maria no mês de outubro de 2013. Foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre a condição socioeconômica, demográfica e características clínicas da gestação. O peso do recém-nascido foi coletado do prontuário do hospital. O peso das crianças variou de 2275g até 4055g com peso médio de 3143,50g ± 527, 98 DP. A maioria das mães (70%) possuía de 20 a 29 anos, 100% das gestações apresentou duração maior que 37 semanas, 20% das mães apresentaram hipertensão e 10% infecção do trato urinário. Pode-se concluir que o baixo peso ao nascer é uma associação complexa que tem vários fatores potencialmente de risco para seu aparecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.