Efeitos de intervenções fisioterapêuticas no equilíbrio e capacidade funcional de indivíduos com esclerose múltipla: uma revisão de literatura

Aline Souza da Silva, Nadiesca Taisa Filippin, Louise Bertoldo Quatrin

Resumo


A esclerose múltipla (EM)é uma doençaneurodegenerativa, de caráter progressivo,que acomete o sistema nervosocentral, afetando2,1 milhões depessoasem todo o mundo. Dentre os sintomas mais comuns estão a perda de equilíbrio e da capacidade funcional. Neste estudo se teve por objetivo revisar a literatura sobre os efeitos das intervenções fisioterapêuticas no equilíbrio e capacidade funcional de indivíduos com EM. Para examinar o conjunto de publicações sobre o tema, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas PubMed, Bireme, Lilacs e PEDro. O levantamento bibliográfico foi restrito às publicações de ensaios clínicos randomizados, escritos em língua portuguesa ou inglesa. A estratégia de busca resultou em 234 resumos e após a análise dos mesmos, 21 estudos foram considerados relevantes e retomados para análise detalhada. Desses, oito estudos foram da base eletrônica PubMed, dois da Bireme, dois da Lilacs e nove da base PEDro. Cinco desses estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos nesta revisão de literatura. O total de amostras dos estudos variou entre 20 e 38 indivíduos com diagnóstico de EM, divididos em grupos de treinamento e controle, sendo as amostras de ambos os gêneros. A média de idade das amostras variou de 18 a 65 anos. Entre os desfechos avaliados estavam: equilíbrio, capacidade funcional, força muscular, coordenação e fadiga. Observaram-se resultados positivos na melhora da força muscular, equilíbrio e capacidade funcional, nos estudos que utilizaram o treino de resistência muscular como forma de intervenção.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.