Trabalho em equipe multiprofissional na saúde: da concepção ao desafio do fazer na prática

Dirce Stein Backes, Adriana Dornelles Carpes, Chaiana Piovesan, Léris Salete Bonfanti Haeffner, Andreas Büscher, Lurdes Lomba

Resumo


As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação da área da saúde foram instituídas para fortalecer as mudanças na formação dos profissionais com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde. Assim, objetivou-se com este estudo analisar as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da área da saúde e destacar o caráter do trabalho em equipe multiprofissional presente nas mesmas e, na sequência, discuti-lo na perspectiva do pensamento complexo. As diretrizes curriculares nacionais de nove cursos analisados demonstram, na sua totalidade, que um ou mais itens do Art. 3o das competências e habilidades profissionais fazem referência à necessidade do trabalho em equipe multiprofissional. Conclui-se, que as diretrizes, por si só, não garantem uma atuação profissional em equipe. É fundamental que haja, a priori, uma reforma do pensamento, ou seja, que se transcenda do pensamento fragmentado, linear e excessivamente disciplinar, para um pensamento complexo, capaz de rejuntar e religar os diferentes saberes.

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