Trabalho em equipe multiprofissional na saúde: da concepção ao desafio do fazer na prática

Autores

  • Dirce Stein Backes
  • Adriana Dornelles Carpes
  • Chaiana Piovesan
  • Léris Salete Bonfanti Haeffner
  • Andreas Büscher
  • Lurdes Lomba

DOI:

https://doi.org/10.37777/1093

Resumo

As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação da área da saúde foram instituídas para fortalecer as mudanças na formação dos profissionais com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde. Assim, objetivou-se com este estudo analisar as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da área da saúde e destacar o caráter do trabalho em equipe multiprofissional presente nas mesmas e, na sequência, discuti-lo na perspectiva do pensamento complexo. As diretrizes curriculares nacionais de nove cursos analisados demonstram, na sua totalidade, que um ou mais itens do Art. 3o das competências e habilidades profissionais fazem referência à necessidade do trabalho em equipe multiprofissional. Conclui-se, que as diretrizes, por si só, não garantem uma atuação profissional em equipe. É fundamental que haja, a priori, uma reforma do pensamento, ou seja, que se transcenda do pensamento fragmentado, linear e excessivamente disciplinar, para um pensamento complexo, capaz de rejuntar e religar os diferentes saberes.

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Publicado

2016-03-18

Como Citar

Backes, D. S., Carpes, A. D., Piovesan, C., Haeffner, L. S. B., Büscher, A., & Lomba, L. (2016). Trabalho em equipe multiprofissional na saúde: da concepção ao desafio do fazer na prática. Disciplinarum Scientia | Saúde, 15(2), 277–289. https://doi.org/10.37777/1093

Edição

Seção

Artigos