Avaliação funcional pré e pós-cirurgia conservadora da mama e linfadenectomia axilar: relato de caso

Maíra Soares Rocha, Marília Gomes da Silva, Larissa Fernandes, Thomaz da Cunha Figueiredo, Letícia Fernandez Frigo, Laura Rahmeier

Resumo


O câncer de mama é o segundo câncer mais frequente no mundo, tendo a fisioterapia importante papel no pré e pós-operatório da cirurgia reparadora dessa patologia para evidenciar as possíveis alterações funcionais e traçar objetivos e condutas adequados para a reabilitação de cada indivíduo acometido. O objetivo foi avaliar a funcionalidade de uma paciente no pré e pós-operatório de quadrantectomia e linfadenectomia axilar. Descrição do caso: Mulher, 57 anos apresentava nódulos palpáveis de 2,5 cm de diâmetro de pele na mama esquerda com acometimento axilar, este um carcinoma ductal invasivo do tipo não especial com discreto infiltrado linfoide e sem metástases. A partir da comparação das avaliações pré e pós-operatória da cirurgia do câncer de mama em que se obteve decréscimo na força muscular respiratória, diminuição da amplitude de movimento e alterações sensitivas, percebe-se a importância do acompanhamento fisioterapêutico para avaliar, prevenir ou também tratar essas complicações. Em consonância com outros, essas disfunções ocasionadas pelo processo cirúrgico são frequentemente encontradas e podem desenvolver problemas pulmonares em decorrência da imobilidade e também dificuldades nas atividades de vida diária. Porém, novos estudos devem ser realizados para esclarecer acerca dessas disfunções encontradas em mulheres submetidas a cirurgias para tratamento do câncer de mama.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.