Fatores que influenciam a compra e conhecimento sobre propriedades funcionais de produtos lácteos

Ana Paula Binato de Souza, Gitane Fuke, José Laerte Nörnberg

Resumo


Avaliou-se o comportamento dos consumidores de Santa Maria-RS no momento da compra de lácteos e o seu conhecimento do ácido linoleico conjugado. Aplicou-se um questionário sobre o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, atributos observados na compra de leite e conhecimento sobre o ácido linoleico conjugado. Dos 253 adultos entrevistados na pesquisa, 73,12% eram do sexo feminino e 26,88%, do masculino. Ressalta-se que, entre as classificações de escolaridade, a maioria possuía ensino superior completo (55,3%) e 55,8% trabalhavam. A variável renda demonstrou que 35,8% dos entrevistados declararam ganhar entre 4 e 6 salários-mínimos. O consumo de leite foi confirmado por 83,2% dos adultos, sendo o preferido o UHT. O leite integral é o escolhido com 57,5% e o desnatado com 24,8%. Os adultos consideram importante na compra de lácteos aspectos como o preço, posteriormente sabor, marca e teor de gordura. Outra informação foi o quanto pagariam a mais pelo produto enriquecido com CLA, 46,9% da população pagaria até 5%. Os entrevistados estão dispostos a pagar pelo leite que lhes trouxer benefícios à saúde. Os dados coletados permitiram observar que os aspectos considerados cruciais para o consumidor, no momento da compra, encontram-se na relação entre preço e sabor. Existe uma boa perspectiva em relação à compra de produtos com teores mais elevados de CLA e que tragam benefícios à saúde do consumidor.

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