O uso de fórmulas lácteas e o perfil nutricional de crianças atendidas por um programa municipal de combate às carências nutricionais

Matiele Assmann Pranzl, Nádia Rosana Fernandes de Oliveira

Resumo


A dor lombar é uma das alterações musculoesqueléticas mais comuns na sociedade, podendo afetar cerca de 70 a 80% das pessoas em algum momento de suas vidas. O método Pilates surge como uma forma de manter o corpo ativo, realizando uma atividade física regular. Neste estudo, teve-se como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a influência do método Pilates na dor lombar crônica, por meio de pesquisa eletrônica, utilizando a base de dados da BIREME, SCIELO, LILACS, MEDLINE e PUBMED, publicados entre janeiro de 2002 e julho de 2012, com busca no período de abril a agosto de 2012. Observando-se os resultados, verificou-se que o método Pilates é eficaz no tratamento da lombalgia, melhorando significativamente a qualidade de vida dos indivíduos, a força, a flexibilidade, a consciência corporal, a propriocepção, bem como manter-se ativo, engajado em uma atividade física regular, tão importante para o controle dos quadros álgicos de dor, mostrando-se como mais uma opção nos recursos disponíveis para uma intervenção diferenciada e específica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.