Situação de abortamento: uma compreensão ética e humanizadora do cuidado de enfermagem

Autores

  • Caren Franciele Coelhos Dias
  • Graziele Gorete Portella da Fonseca
  • Márcio Kist Parcianello
  • Maria Helena Gehlen

DOI:

https://doi.org/10.37777/1028

Resumo

Objetivou-se refletir e discutir teoricamente a formação ética na integração entre ensino e serviço de enfermagem, no cotidiano de uma pessoa que se submeteu a uma situação de abortamento, no intuito de aprimorar os saberes acadêmicos, obtendo subsídios para a prática clínica. O estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória, realizada em analogia com diversos autores no período de março a julho de 2010. Ao falar em abortamento, impossível deixar de abordar uma assistência resolutiva, com responsabilidade social e, acima de tudo, sob um olhar direcionado à integralidade da mulher que vivencia essa realidade. Frente a essas considerações, com suporte nos autores pesquisados, evidencia-se a importância da educação para a saúde, em valores, na integração do ensino e o serviço do acadêmico de enfermagem, junto ao atendimento das mulheres durante o processo de abortamento, com uma atenção digna e de qualidade.

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Publicado

2016-03-16

Como Citar

Dias, C. F. C., da Fonseca, G. G. P., Parcianello, M. K., & Gehlen, M. H. (2016). Situação de abortamento: uma compreensão ética e humanizadora do cuidado de enfermagem. Disciplinarum Scientia | Saúde, 14(1), 23–30. https://doi.org/10.37777/1028

Edição

Seção

Artigos