Sistematização da assistência de enfermagem a um paciente crítico

Andressa de Oliveira Zambrano, Bruna Fleck Tagliari, Daniel de Freitas Silva Sulivan, Débora dos Santos Leão, Juliana Nunes, Kaliandra Cechin, Cláudia Zamberlan

Resumo


O estudo objetivourealizar a avaliação de um paciente crítico em uma unidade de terapia intensiva no intuito de implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Foi delineado como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado no período de agosto a novembro de 2010. O instrumento de pesquisa foi um check list com questionamentos e dados referentes à anamnese e exame físico do sujeito em estudo. Foi delineada a sistematização de enfermagem para o caso exposto, objetivando valorizar a criticidade do sujeito da pesquisa. Os dados obtidos foram analisados por meio de referencial teórico específico que aponta questões inerentes ao cuidado crítico. Neste contexto foi possível concluir que é de suma importância a visão do processo de enfermagem, com a implementação da sistematização da assistência de enfermagem. Desta forma a equipe poderá ser capaz de proporcionar melhores condições de tratamento para o paciente. Ainda que este processo está sendo desenvolvido gradativamente e depende exclusivamente da consciência e competência dos profissionais da saúde.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.