Equidade: saberes e fazeres na educação e saúde promovendo a paz

Autores

  • Alessandra Calixto
  • Juliana Maciel de Souza
  • Maria Fernanda Piovesan Vianna
  • Patrícia Flores Rocha
  • Robianca Munaretti
  • Sirlene Albuquerque
  • Miriam Suzéte de Oliveira Rosa

DOI:

https://doi.org/10.37777/1024

Resumo

O artigo relata a iniciação à docência com aplicação de metodologia ativa realizada por sete estudantes, para um grupo multiprofissional de saúde com dezenove alunas do Mestrado Profissional Ensino na Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de sensibilizar o grupo para o tema educação para a paz. O projeto é inspirado nos fundamentos do livro Sentipensar, de Moraes e De La Torre (2004), trabalhado na disciplina de Educação em Saúde para o Sistema Único de Saúde dando suporte para o desenvolvimento da ação pedagógica na lógica da religação dos saberes e do paradigma ecossistêmico. Nele descreve-se a prática e a reflexão de uma ação pedagógica sobre o tema paz e sua relação com a educação e a saúde. Problematiza-se a questão da educação para paz no contexto da formação em saúde e sensibiliza-se para o exercício da equidade como um princípio aplicável no Sistema Único de Saúde no Brasil.

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Publicado

2016-03-16

Como Citar

Calixto, A., Souza, J. M. de, Vianna, M. F. P., Rocha, P. F., Munaretti, R., Albuquerque, S., & Rosa, M. S. de O. (2016). Equidade: saberes e fazeres na educação e saúde promovendo a paz. Disciplinarum Scientia | Saúde, 16(2), 323–331. https://doi.org/10.37777/1024

Edição

Seção

Artigos