Equidade: saberes e fazeres na educação e saúde promovendo a paz

Alessandra Calixto, Juliana Maciel de Souza, Maria Fernanda Piovesan Vianna, Patrícia Flores Rocha, Robianca Munaretti, Sirlene Albuquerque, Miriam Suzéte de Oliveira Rosa

Resumo


O artigo relata a iniciação à docência com aplicação de metodologia ativa realizada por sete estudantes, para um grupo multiprofissional de saúde com dezenove alunas do Mestrado Profissional Ensino na Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de sensibilizar o grupo para o tema educação para a paz. O projeto é inspirado nos fundamentos do livro Sentipensar, de Moraes e De La Torre (2004), trabalhado na disciplina de Educação em Saúde para o Sistema Único de Saúde dando suporte para o desenvolvimento da ação pedagógica na lógica da religação dos saberes e do paradigma ecossistêmico. Nele descreve-se a prática e a reflexão de uma ação pedagógica sobre o tema paz e sua relação com a educação e a saúde. Problematiza-se a questão da educação para paz no contexto da formação em saúde e sensibiliza-se para o exercício da equidade como um princípio aplicável no Sistema Único de Saúde no Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.