Qualidade sanitária de limões utilizados para bebidas em bares noturnos de Santa Maria, RS

Daniele dos Santos Rodrigues, Greice Fracari Bosi, Ana Lúcia de Freitas Saccol, Silvana Maria Michelin Bertagnolli, Cristina Machado Bragança de Moraes, Adriana Carpes, Luciana Fontanari Krause

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade higiênico-sanitária de limões utilizados para saborizar bebidas e verificar os procedimentos de manipulação e armazenamento dos mesmos, em bares noturnos da cidade de Santa Maria (RS). Este estudo teve 8 locais participantes, escolhidos aleatoriamente. Ocorreu no período de abril a junho de 2012. Foi aplicado, em cada estabelecimento, um check-list adaptado da legislação vigente com 16 questões fechadas. Não foi detectada a presença de Salmonellasp e Coliformes a 45ºC em nenhuma das amostras analisadas. Das oito amostras analisadas, somente uma (12,5%) não apresentou bolores e leveduras. Duas (25%) apresentaram valores superiores a legislação de bolores e leveduras. Os itens do check-list que tiveram maior não conformidade foram: ausência de cartazes de orientação aos manipuladores sobre higienização correta das mãos; inadequação dos procedimentos de higienização das frutas, verduras e legumes, que em média obteve-se 50% de adequação; ausência de Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.