Nanocarreador lipídico contendo manteiga e azeite de oliva: uma abordagem para sistemas de liberação de compostos bioativos
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5597Keywords:
Olea europaea L.; Sustentabilidade; NanobiotecnologiaAbstract
A Olea europaea L., conhecida como oliveira, pertence à família Oleaceae e é a única espécie dessa família que produz frutos comestíveis, as azeitonas. O azeite de oliva, extraído desses frutos, é amplamente utilizado desde a antiguidade devido às suas propriedades antioxidantes, hidratantes e calmantes, destacando-se como um ingrediente promissor nas indústrias cosmética e terapêutica. Entretanto, a incorporação e a absorção cutânea de seus compostos antioxidantes representam um desafio, uma vez que muitos deles são lipofílicos, instáveis e suscetíveis à degradação por luz e oxigênio, o que limita seu uso em formulações tópicas. Para contornar tais limitações, pesquisas e indústrias têm investido em no desenvolvimento de nanocarreadores lipídicos, capazes de aumentar a solubilidade, estabilidade e a biodisponibilidade dos compostos bioativos, além de protegê-los contra hidrólise e oxidação. Este estudo teve como objetivo preparar uma manteiga contento azeite de oliva e incorporá-la, juntamente com o próprio azeite, em nanocarreadores lipídicos. Foram realizadas análises de estabilidade, biocompatibilidade e atividade antimicrobiana dos sistemas obtidos, além da caracterização fenólica e avaliação do potencial antioxidante do azeite na sua forma livre. Os resultados demonstraram que o azeite apresentou alta concentração de compostos fenólicos, com expressivo potencial terapêutico. Tanto a manteiga quanto os nanocarreadores desenvolvidos demostraram ser estáveis e seguros, sem causar mortalidade ou dano celular, embora os nanocarreadores não tenham exibido atividade antimicrobiana frente às cepas testadas. Conclui-se que a associação entre azeite e manteiga de oliva em nanocarreadores lipídicos é promissora para aplicações cosméticas e terapêuticas, oferecendo estabilidade, segurança e potencial funcional no cuidado e proteção da pele.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Naturais e Tecnológicas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





