Estudo teórico e comparativo das técnicas de gamagrafia e radiografia industrial com base na análise de eficácia aplicacional
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v25i2.4929Palavras-chave:
Revisão bibliográfica, Radiologia industrial, Aplicações industriais, RadiaçõesResumo
O projeto em questão tem em vista, por meio de uma revisão bibliográfica, discutir os conceitos específicos das técnicas de Gamagrafia e Radiografia Industrial, objetivando avaliar em um primeiro momento as principais condições aplicacionais, tendo como base a natureza e comportamento das radiações, os equipamentos envolvidos nos processos e as normas de segurança para aplicações industriais de análise de falhas e defeitos em equipamentos, soldas, caldeiras e estruturas em geral, bem como eventuais pesquisas e descobertas nessa área da Radiologia Industrial. Foi feito o levantamento bibliográfico a partir dos descritores explicitados no decorrer da pesquisa, subdivido-a entre a radiação X e radiação gama, ambas com abordagens voltadas para indústria e manutenção. Logo após isso, foi realizada outra divisão a fim de facilitar a visualização de como cada área de estudo trata a Radiologia de forma específica, sendo elas: medicina por meio de análise de estrutura viral e tomografia com imagens 3D infraestrutura/meio ambiente com abordagem para concreto de calçadas, soldagem industrial, cristalografia e difração por raios X e modelagem matemática como complemento às inspeções. Com isso, foi possível concluir que o uso das radiações não se restringe apenas a parte industrial, tendo outras aplicações, mostrando-se como algo positivo, visto que, as pesquisas e buscas por novas implementações têm aumentado com o passar dos anos, assim como apontaram os gráficos estatísticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





