A utilização da contextualização histórica para o Ensino de Química

Autores

  • Caroline Rufino Pedrolo
  • Leonardo Fantinel
  • Liana da Silva Fernandes Universidade Franciscana

Resumo

O presente trabalho pretende refletir teoricamente e apresentar uma proposta metodológica utilizando a História da Ciência para o ensino de Funções Orgânicas. Os alimentos foram escolhidos como temática central por estarem muito relacionados a práticas diárias. O assunto é relevante, tendo em vista os conceitos inerentes à alimentação, muitas vezes não trabalhados em sala de aula, bem como algumas metodologias no Ensino da Química que se prendem a conceitos e teorias, ao invés de aproximar o conteúdo do aluno a fim de tornar a aprendizagem significativa. No desenvolvimento desse trabalho procurou-se apresentar tópicos básicos de ensino de química orgânica, para alunos da educação básica, relacionados aos diferentes tipos de alimentos presentes em seu cotidiano. De acordo com os objetivos propostos, foi possível analisar o alcance dos resultados obtidos referentes aos conteúdos de química abordados relacionando a metodologia aplicada. O resultado da atividade elaborada e aplicada durante esta pesquisa foi positivo, mostrando que alternativas como estas podem ser um caminho promissor para o Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Liana da Silva Fernandes, Universidade Franciscana

Formação em química licenciatura plena com mestrado e doutorado em química área de concentração química orgânica.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Pedrolo, C. R., Fantinel, L., & Fernandes, L. da S. (2019). A utilização da contextualização histórica para o Ensino de Química. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 19(1), 191–200. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/2342

Edição

Seção

Artigos