Resolução de problemas e o ensino de funções no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5221

Palabras clave:

Ensino de Matemática; Educação Básica; Metodologia de Ensino; Função Afim; Função Quadrática

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições que uma Sequência Didática, organizada nos princípios da Resolução de Problemas, traz para a compreensão de situações cotidianas, a partir da utilização dos conceitos de funções afim e quadrática. As ações deste estudo foram desenvolvidas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, matriculados em uma instituição de ensino da rede pública estadual na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. A coleta de dados foi feita por meio da gravação das aulas (em áudio), dos registros fotográficos e dos registros escritos dos alunos. A análise dos dados deu-se a partir dos Princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, percebeu-se que a Sequência Didática proposta facilitou a internalização dos conceitos de função afim e quadrática, bem como a relação de tais conceitos com situações oriundas do cotidiano. Além disso, o trabalho colaborativo entre os alunos contribuiu para que eles pensassem em diferentes estratégias de resolução.

Biografía del autor/a

José Nunes Ferreira, Universidade Estadual de Roraima - ERR

Universidade Estadual de Roraima - ERR - Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Roraima, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana. Docente na Universidade Estadual de Roraima.

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN - Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana. Docente na Universidade Franciscana.

Publicado

2025-09-22

Cómo citar

Ferreira, J. N., & Bemme, L. S. B. (2025). Resolução de problemas e o ensino de funções no Ensino Médio. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(3), 79–96. https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5221

Número

Sección

Artigos