Resolução de problemas e o ensino de funções no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v26i3.5221Palabras clave:
Ensino de Matemática; Educação Básica; Metodologia de Ensino; Função Afim; Função QuadráticaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições que uma Sequência Didática, organizada nos princípios da Resolução de Problemas, traz para a compreensão de situações cotidianas, a partir da utilização dos conceitos de funções afim e quadrática. As ações deste estudo foram desenvolvidas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, matriculados em uma instituição de ensino da rede pública estadual na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. A coleta de dados foi feita por meio da gravação das aulas (em áudio), dos registros fotográficos e dos registros escritos dos alunos. A análise dos dados deu-se a partir dos Princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, percebeu-se que a Sequência Didática proposta facilitou a internalização dos conceitos de função afim e quadrática, bem como a relação de tais conceitos com situações oriundas do cotidiano. Além disso, o trabalho colaborativo entre os alunos contribuiu para que eles pensassem em diferentes estratégias de resolução.
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