Desenvolvimento de um sistema de classificação de movimentos da mão baseado em sinais EMG utilizando aprendizado de máquina
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v25i3.5214Palabras clave:
EMG; aprendizado de máquina; prótese mioelétrica; ArduinoResumen
Pessoas com amputações de membros superiores enfrentam desafios significativos para realizar atividades cotidianas, como pegar objetos ou manipular ferramentas, o que impacta diretamente sua qualidade de vida. As próteses mioelétricas oferecem uma solução ao restaurar parte da função motora perdida. No entanto, controlar essas próteses com precisão ainda é desafiador devido à complexidade dos sinais eletromiográficos (EMG) e à variabilidade entre os usuários. Este trabalho desenvolve um sistema de classificação de movimentos da mão, focado em próteses de baixo custo, utilizando sinais EMG e algoritmos de aprendizado de máquina. O sistema coleta sinais EMG por meio do eHealth Sensor Platform V2.0, com eletrodos posicionados no antebraço para garantir a captação adequada. Após o pré-processamento, que inclui a aplicação de filtros para remoção de ruídos, são extraídas características como MAV, RMS, ZC e SSC, que capturam informações cruciais sobre a amplitude e variação dos sinais. Utiliza-se um classificador Random Forest para identificar os movimentos de mão aberta e fechada, atingindo 92,19% de precisão em testes realizados. Embora o sistema ainda não tenha sido integrado a uma prótese, os próximos passos incluem a expansão da base de dados e a futura implementação em uma prótese mioelétrica de baixo custo controlada por Arduino. Este trabalho contribui para o avanço de tecnologias assistivas, promovendo soluções acessíveis e eficazes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





