Resolução de problemas envolvendo a subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v23i2.4174Resumo
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa qualitativa, a qual teve por objetivo analisar como pedagogos de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática exploram fatos básicos da subtração por meio da metodologia de Resolução de Problemas. Foi realizada em uma instituição privada no Sul do Brasil, em uma disciplina ministrada pelo autor do artigo, da área de Matemática, juntamente com uma professora da área de Ciências Naturais. Os dois atuam paralelamente no mesmo espaço da sala de aula, buscando ligações interdisciplinares entre as duas áreas. Na aula em que a pesquisa foi realizada, a professora de Ciências não estava presente e, como o tema em desenvolvimento na área de Matemática era sistemas de numeração e quatro operações básicas com números naturais, o professor aplicou uma atividade específica envolvendo Resolução de Problemas, relacionando os seres vivos à exploração de fatos básicos subtrativos. Os resultados mostraram dificuldades dos alunos se desvencilharem do uso do algoritmo pré-estabelecido e consolidado no seu fazer pedagógico. A metodologia empregada possibilitou um novo olhar sobre possibilidades no fazer desses participantes em sua atuação profissional, especialmente no que diz respeito ao cumprimento de etapas da Resolução de Problemas e a não utilização de apenas algoritmos estabelecidos.
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