Uma entrevista com Edwin Cadena: “somos moléculas”, uma abordagem de ensino para a Paleontologia Molecular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3768

Resumen

Esta entrevista foi realizada com o tafônomo molecular colombiano Edwin Cadena, um dos maiores especialistas em Paleontologia Molecular da atualidade. Suas trajetórias formativas são apresentadas nas relações com seus interesses pela Geologia e Paleontologia. Cadena nos conta sobre os desafios de combinar a Paleontologia tradicional com a Paleontologia Molecular, incluindo a paleogenômica e a paleoproteômica. Em uma conversa instigante, ele explica, na primeira parte da entrevista, o que é a Paleontologia Molecular, aspectos históricos e os objetos de estudo, a importância das pesquisas paleomoleculares e as principais técnicas utilizadas em investigações atuais. Na segunda parte da entrevista, Cadena apresenta a forma como a Paleontologia Molecular pode ser ensinada para níveis básicos da educação, como no caso do ensino fundamental e médio, e para o ensino superior em nível de graduação em Ciências Biológicas. Na última parte, Cadena explora brevemente as possíveis abordagens de investigação da Paleontologia molecular a partir da perspectiva da Educação em Ciências.

Biografía del autor/a

Everton Fernando Alves, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Ciências (Imunogenética) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Especialista em Biotecnologia genômica pela UEM

Especialista em Paleontologia e Cultura pela Faculdade Futura, SP.

Treinamento em Paleontologia pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado

2021-05-06

Cómo citar

Alves, E. F. (2021). Uma entrevista com Edwin Cadena: “somos moléculas”, uma abordagem de ensino para a Paleontologia Molecular. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 22(1), 31–35. https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3768

Número

Sección

Artigos