O estudo da função seno por alunos do ensino médio: uma pesquisa baseada em design
Resumen
Este trabalho utiliza-se da abordagem da Pesquisa Baseada em Design (PBD), organizada nas quatro fases da PBD e tem por objetivo investigar potencialidades de uma sequência de atividades voltada ao estudo de tópicos da Trigonometria, que foi aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul. Nesta, foram idealizados o planejamento e a execução de um estudo, por uma equipe de professores/pesquisadores, trabalhando com uma proposta interdisciplinar, aliada à perspectiva da Teoria Sociocultural de Vygotsky como alicerce teórico para o desenvolvimento do produto educacional. A metodologia fundamentada na PBD inclui a pré-análise do problema educativo, a validação e utilização de uma sequência de atividades desenvolvida; a intervenção através da aplicação da sequência de atividades na turma de Ensino Médio e; a avaliação, na qual foi analisada a intervenção e o artefato desenvolvido, a fim de propor caminhos para o redesign. Foram consideradas adaptações e também contribuições dos participantes, possibilitando um trabalho cooperativo. Os estudantes demonstraram interesse, participaram durante o processo e avaliaram positivamente a atividade, além de conseguirem relacionar os temas da Trigonometria com a Física, o que era a ideia central da intervenção. Concluímos que as fases delineadas foram eficazes no desenvolvimento do trabalho e que a PBD se mostrou essencial para respaldar adaptações para a sequência de atividades e refinar as análises sobre as atividades planejadas, desenvolvidas e aplicadas aos estudantes do Ensino Médio.Descargas
Publicado
2019-07-25
Cómo citar
Sonza, A. P., Frantz, D. de S. F. da S., Schons, E. F., Soares, G. de O., Bortoli, M. de F., Marques, N. L. R., Gonçalves, R. R., Pigatto, A. G. S., & Bisognin, E. (2019). O estudo da função seno por alunos do ensino médio: uma pesquisa baseada em design. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 20(1), 109–122. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/2749
Número
Sección
Artigos