Maquete e simulação computacional como estratégias didáticas no ensino do modelo atômico de Rutherford

Autores/as

  • Rosa Mara Facco
  • Gilberto Orengo
  • Virginia Cielo Rech

Resumen

Neste trabalho é descrito o uso de maquete e simulação computacional para auxiliar na compreensão da estrutura atômica e, assim, possibilitar a aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos no modelo atômico de Rutherford. As atividades foram desenvolvidas com 24 alunos do 1º ano de uma escola pública de Ensino Médio, município de Santa Maria, RS. Como propôs Ausubel, o estudante deve demonstrar vontade de aprender, e verificou-se que o “querer aprender” ocorreu de forma parcial. No momento da aplicação das atividades os estudantes se mostraram motivados, porém, mais por ser uma novidade do que por se tratar de uma forma de avançar no aprendizado. Mesmo assim, observou-se um pequeno avanço nos conceitos referentes ao modelo atômico, já que alguns alunos conseguiram alterar a noção inicial. Na análise dos questionários observou-se que alguns conceitos diretamente associados à noção de átomo de Rutherford, aparecem na maioria das respostas como, núcleo, prótons, nêutrons e elétrons, o que mostra uma pequena alteração na base cognitiva do aluno.

Cómo citar

Facco, R. M., Orengo, G., & Rech, V. C. (2016). Maquete e simulação computacional como estratégias didáticas no ensino do modelo atômico de Rutherford. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 16(1), 55–70. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1361

Número

Sección

Artigos