O processo mental de inferência de surdos tratado por sistema NeuroFuzzy, em um ambiente de ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Rubens dos Santos Guimarães
  • Válter Strafacci Júnior
  • Paulo Marcelo Tasinaffo

Resumen

A transmissão e fixação de conhecimento sustentam-se na faculdade cognitiva sobre os conceitos a ele atrelados. A repetibilidade de suas aplicações constrói uma base sólida para a Educação, segundo padrões culturais e comportamentais estabelecidos pela Sociedade. Essa faculdade cognitiva para depreender sobre aquilo que se observa e percebe, encarada como intrínseca dos Seres Humanos, independe de sua capacidade física. Este artigo apresenta um Modelo conceitual de Arquitetura Mental Digitalizada - AMD, que possibilita reproduzir as inferências sobre estímulos sensoriais de surdos, focada na implementação de um sistema web que tem por finalidade melhorar o processo de ensino e aprendizado de alunos com desabilidade auditiva.A Arquitetura Mental Digitalizada - AMD, foi construída com base num sistema NeuroFuzzy, o qual integra segmentos de Inteligência Artificial: Redes Neurais Artificiais - RNA a conceitos de Lógica Nebulosa - LN e pretende, dessa forma, corrigir incertezas e imprecisões decorrentes da interpretação dos conjuntos de informações que são tratados pela AMD. Nesta proposta, avaliam-se os aspectos contextuais vivenciados por aprendizes, durante as interações entre os elementos constituintes de uma sessão de estudos, com base em experimentos num colégio estadual com um professor e dois alunos surdos matriculados no ensino médio regular. A melhoria da produtividade desses alunos permite inferir sobre o potencial de um ambiente computacional de comunicação para ampliar as possibilidades de inclusão social.

Cómo citar

Guimarães, R. dos S., Júnior, V. S., & Tasinaffo, P. M. (2016). O processo mental de inferência de surdos tratado por sistema NeuroFuzzy, em um ambiente de ensino e aprendizagem. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 15(2), 201–214. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1354

Número

Sección

Artigos