Aplicação baseada em kinect como alternativa para ambientes de computação pervasiva
Resumen
Neste trabalho, o objetivo foi desenvolver um software baseado em reconhecimento de comandos de gestos e de voz por meio do dispositivo Kinect, a fim de controlar dispositivos que compõem um ambiente residencial. Com este intuito, foi realizada a especificação e o desenvolvimento do software que possibilita reconhecer os comandos realizados pelos usuários, para simular ações como abrir e fechar portas e ligar e desligar lâmpadas. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada a metodologia OpenUpe a linguagem de programação C#. Também foram utilizados o SDK kinect e o SDK speech como ferramentats para o desenvolvimento da aplicação. Diante dos estudos realizados, foi desenvolvido um protótipo que apresentou resultados satisfatórios, no qual o usuário realiza interações em um ambiente residencial com a utilização do kinect como meio de interação.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





