Estudo preliminar sobre interdisciplinaridade e nanociências na disciplina de seminários integrados em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria-RS
Resumen
Neste trabalho, objetiva-se investigar o perfil, a formação e os conhecimentos sobre interdisciplinaridade, nanociências e nanotecnologia dos educadores que estão atuando na disciplina de Seminários Integrados no Ensino Médio. Disciplina esta que se apresenta como eixo articulador e mobilizador da interdisciplinaridade na escola de Ensino Médio, conforme a reformulação curricular promovida pela Secretaria de Educação do Estado do RS, a partir de 2012. Para desenvolver este estudo, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 21 professores da disciplina de Seminários Integrados em uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino na cidade de Santa Maria-RS. Os resultados demonstram que há uma crescente apropriação de conhecimentos em relação à interdisciplinaridade entre os entrevistados, porém, quanto aos conceitos e aplicações de nanociências e nanotecnologias o conhecimento é restrito, o que influencia negativamente uma abordagem interdisciplinar que contextualize os atuais avanços tecnológicos com a prática docente, indicando, assim, a necessidade de instrumentalizar os educadores a respeito deste tema de tamanha relevância para a sociedade.Descargas
Cómo citar
Pinto, C. G., Fernandes, L. da S., & Rech, V. C. (2016). Estudo preliminar sobre interdisciplinaridade e nanociências na disciplina de seminários integrados em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria-RS. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 14(1), 45–55. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1313
Número
Sección
Artigos