Buscando as origens da matemática ensinada atualmente no Brasil

Autores/as

  • Cibele Ziano Fogueiredo
  • Alcebíades Gazzioni

Resumen

Buscando as origens do Ensino da Matemática no Brasil, constatou-se que esse foi dominado por mais de duzentos anos pela Companhia de Jesus, embora a Matemática, como cultura escolar, não se desenvolvesse ou não tivesse destaque nos Colégios Jesuítas, até mesmo porque as Matemáticas não eram consideradas como ciência pela maioria dos professores jesuítas, tendo em vista que eles priorizavam a filosofia e as línguas. Em I827, pela lei de 15 de novembro, a partir da carta outorgada por D. Pedro 1, em 1824, foram criadas Escolas Primárias as quais eram de ensino gratuito e visavam ler, escrever e contar. A partir da necessidade para o ingresso do Ensino Superior, quando os principais cursos exigiam as disciplinas de aritmética e geometria, começou a estruturação para os estudos secundários. Em 1837, o Ministro e Secretário de Estado da Justiça e Interino do Império, Bernardo Pereira de Vasconcelos, inspirado na organização dos Colégios Franceses, criou a primeira Escola Secundária Pública da cidade do Rio de Janeiro. o Colégio Pedro II, trabalhando os conteúdos dc aritmética, geometria e álgebra. Assim conclui-se que a Matemática Escolar, no Brasil, foi realmente desenvolvida pela necessidade de uma Matemática técnica, aritmética e geometria. para o uso da defesa militar. Essa Matemática, inicialmente ligada à prática que. desenvolvida pedagogicamente nas escolas técnico-cientificas, passou para os colégios e preparatórios do século XIX e orientou os autores brasileiros a escreverem seus próprios livros didáticos. Dessa maniera, ocorreu a transição da Matemática de um saber técnico para um saber geral escolar, organizado e didatizado para diferentes níveis de ensino.

Publicado

2016-03-21

Cómo citar

Fogueiredo, C. Z., & Gazzioni, A. (2016). Buscando as origens da matemática ensinada atualmente no Brasil. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 4(1), 131–141. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1170

Número

Sección

Artigos