Uso das mídias sociais na divulgação das Ciências e das Nanociências no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v25i3.5190Palavras-chave:
informação; comunicação; divulgação científicaResumo
Nas últimas décadas, os estudos e as pesquisas nas diversas áreas do conhecimento científico têm enfrentado grandes transformações e a maneira de divulgá-los também. O advento da internet e das mídias sociais revolucionou a maneira como as pessoas se informam e se comunicam. Consequentemente, a comunicação e a divulgação das ciências também sofreram notáveis alterações. Esse estudo de revisão tem como objetivo analisar como as mídias sociais estão sendo utilizadas para a divulgação das ciências e das nanociências no Brasil. Para isso, foi feito um levantamento baseado em artigos do Portal de Periódico da Capes, publicados entre 2021 e 2024, utilizando as expressões “mídias sociais” and “divulgação científica”, abrangendo as diversas áreas do conhecimento científico. Observa-se que, atualmente, as mídias sociais desempenham papel crucial na aquisição de informações, e a divulgação científica precisa integrar essas plataformas para criar conexões efetivas com o público e com a sociedade. Diversas áreas do conhecimento estão explorando essas ferramentas para esclarecer pontos de vista, divulgar resultados de pesquisas, estabelecer vínculos com pares e informar a população.