Estudo e análise de investimentos em uma microcervejaria artesanal no município de Santa Maria
Abstract
O Brasil destaca-se a nível mundial quando se trata de produção de cerveja, sendo o terceiro maior produtor.Em decorrência disso, o consumo que também é em larga escala, acabou gerando uma nova prática que vem crescendo com o passar dos anos e levando os consumidores a se aventurarem na produção da sua própria cerveja, conhecida hoje como cerveja artesanal. Deste modo, surgiu uma nova oportunidade de empreendimento possivelmente lucrativo, que são as microcervejarias. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar e analisar a viabilidade econômico-financeira para abertura de uma microcervejaria sob duas óticas diferentes: o modelo de fabricação própria e terceirização. Para isso foram utilizados vários indicadores de viabilidade, como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e Payback. A realização deste trabalho deu-se através de uma abordagem quantitativa a partir de um estudo de caso juntamente com a pesquisa bibliográfica, que demonstrou ser mais viável para o modelo de terceirização da produção.
References
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





