Áreas de vivência em canteiros de obras: adequação à NR 18 X percepção dos trabalhadores em obras de diferentes portes
Abstract
A construção civil é historicamente marcada por grandes índices de acidentes de trabalho e condições precárias de qualidade de vida de colaboradores. Uma das maneiras de amenizar essa situação é a criação de condições seguras no setor, compreendendo como os trabalhadores percebem seu ambiente de trabalho. Este estudo tem como objetivo relacionar a adequação das áreas de vivência em canteiros de obras de diferentes portes com a percepção dos colaboradores. Buscou-se verificar a conformidade das áreas de vivência de canteiros de obras de médio e grande porte na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, de acordo com a Norma Regulamentadora 18, averiguar a satisfação dos colaboradores com as áreas de vivência nesses canteiros e também conhecer a relação dos órgãos fiscalizadores com a melhoria da qualidade de vida no setor. Quanto aos materiais e métodos, foram realizadas observações técnicas em visitas exploratórias, listas de verificação, entrevista semiestruturada com informantes qualificados dos órgãos de fiscalização e questionários com colaboradores em áreas de vivência de cinco obras de médio porte e cinco obras de grande porte da cidade de Santa Maria. Identificou-se que o atendimento à legislação nem sempre se reflete em satisfação dos trabalhadores. Espera-se que este trabalho contribua com o setor, relacionando as ações das construtoras com a percepção dos colaboradores sobre a qualidade dos espaços de vivência e também contribuições para o meio acadêmico, visto que apresenta procedimentos metodológicos combinados que podem direcionar os estudos em qualidade de vida no setor.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





